Análise da microbiologia da pele

A análise da microbiologia da pele oferece novos e importantes indicadores da segurança e eficácia dos produtos cosméticos e de higiene pessoal na pele e couro cabeludo.

A pele é o maior órgão do corpo humano. A Flora ou a microbiologia da pele contribui para o equilíbrio da barreira cutânea e é um bioindicador importante da saúde humana. O microbioma da pele humana saudável representa cerca de 1.000 espécies de bactérias e mais de dois milhões de genes. O equilíbrio da flora da pele e do couro cabeludo contribui para a saúde em geral, e um desequilíbrio contribui para doenças como a dermatite, eczema, psoríase, acne e caspa.

A Mérieux NutriSciences está a realizar uma pesquisa inovadora no microbioma humano nas áreas da nutrição, saúde e cosméticos. A análise da microbiologia da pele oferece perspetivas promissoras para a pesquisa aplicada em cosméticos e dermatologia:

•    Previsão de doenças de pele (ou caracterização dos indicadores de saúde da microbiologia da pele)
•    Prevenção e tratamento de doenças de pele (modulação da flora da pele)
•    Desenvolvimento personalizado de produto (com base nas características da flora da pele)

Oferecemos os seguintes serviços de análise da microbiologia da pele e estudos de apoio ao seu novo produto ou projeto de pesquisa:

•    Projeto do estudo clínico, recrutamento e análise estatística
o    Estudos exploratórios para caracterização da microbiologia da pele com base na etnia, idade, sexo, local do corpo e estado da pele (pele ou couro cabeludo saudável ou doente)
o    Estudos comparativos para testes de tolerância: equilíbrio da microbiologia da pele incluindo a composição, diversidade, riqueza e homeostasia
o    Modulação de estudos do microbioma para determinar efeito benéfico dos probióticos e dos produtos para a pele e couro cabeludo
•    Análise biológica, tal como o stress oxidativo e os marcadores imunológicos e inflamatórios
•    Caracterização do microbioma da pele e do intestino incluindo amostragem, logística e processamento, bioinformática e análise estatística
Relatórios e comunicações científicas